30 de janeiro de 2008

Carnaval



O Carnaval está a chegar!!

Será que conheces a sua origem e história? Não?! Então lê o documento que se segue...

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval é de antes do começo da Era Cristã, no Império Romano. Nessa época havia uma festa popular que se chamava Saturnálias, ou seja, festa em homenagem a Saturno (um Deus Romano).
Durante as comemorações, em Roma, havia uma alteração do comportamento da sociedade em que se quebravam as regras. Os escravos tinham direito a participar na animação das festas de rua, misturados com todos os restantes romanos
Foi na época de crescimento do Império Romano, ou seja na altura de Júlio César, que a festa se expandiu. Nessa festa corria muito vinho e por isso as pessoas ficavam bêbadas e perdiam o controlo de si próprias.

Antes do Cristianismo, o Carnaval servia para celebrar a chegada da Primavera. À medida que a Igreja Católica se impôs, censurou os festejos e decidiu que estes apenas poderiam decorrer antes da Quaresma, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.


Significado de Carnaval

Há várias origens da palavra Carnaval.

No dialecto milanês "Carne vale" quer dizer: “o tempo em que se tira o uso da carne”, ou “adeus carne” pois o Carnaval é o dia anterior à quarta-feira das Cinzas.

Outros ainda dão à palavra Carnaval origem anterior ao Cristianismo, ao fazê-la derivar de "currus navalis" (carros navais).

Em Portugal dá-se o nome de Entrudo ao Carnaval, mais especificamente ao último dia de Carnaval. O Entrudo era a introdução à Quaresma. A festa chegou a Portugal nos séculos XV e XVI, como uma brincadeira agressiva.
O Carnaval é uma festa e um espectáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, o Carnaval surge como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acabou sendo concentrado em recintos fechados. Para muitos, a festa é apenas um espectáculo de televisão.

Os Carnavais mais famosos

Os Carnavais mais famosos e que são comemorados com mais realce são os realizados em Veneza, Nice, Florença, Nápoles, Alemanha, Rio de Janeiro, Olinda e Salvador.

Conhecem-se principalmente os do Brasil (Rio de Janeiro e Salvador são os mais conhecidos) e os Italianos, que se festejam desde há muito (Veneza, Florença, Nápoles entre outros).

A origem do Carnaval brasileiro é totalmente europeia, sendo uma herança do entrudo Português, que chegou ao Rio de Janeiro em 1641, e das festas de máscaras italianas.

No Carnaval de Veneza as pessoas andam na rua mascaradas, com disfarces elegantes que escondem a sua identidade. Muitas vezes nem se consegue distinguir o sexo de quem está por detrás da máscara.


Agora já sabes o significado do Carnaval!
Diverte-te!

Sem comentários: