11 de janeiro de 2008

A Motivação Escolar: alguns conselhos para os alunos



O segredo do sucesso escolar reside na motivação: esta deverá ser forte mas não excessiva, de forma a que não conduza à ansiedade e ao medo de fracassar.
Sem motivação aprende-se pouco e esquece-se depressa. Um estudante motivado concentra-se no trabalho, não se dispersa nem interrompe o estudo. Além disso, tudo o que é significativo e interessante para o sujeito permanece mais tempo na memória e pode ser recordado com facilidade.

Não devemos esperar que a vontade chegue! Há que iniciar o estudo, começando sempre por uma tarefa fácil e/ou interessante.
No entanto, se sentirmos que não conseguimos obter resultados positivos, não devemos insistir: paramos um pouco, efectuamos algo agradável e relaxante e voltamos a tentar mais tarde.
Contudo, é muito importante saber distinguir entre um estado de espírito que não permite atingir resultados e adiar simplesmente o estudo.

Quando estamos a estudar temos que estabelecer objectivos: estes devem ser realistas relativamente aos tópicos a estudar e ao tempo a dedicar a cada um deles. Além disso, devem traduzir o alcance de metas a curto e a longo prazo, caso contrário poderemos sentir-nos desmotivados.
Há que manter a motivação. Para tal, é necessário diversificar os assuntos a estudar e os métodos de trabalho durante a mesma sessão de estudo.
Não te esqueças de fazer pausas de 5 ou 10 minutos por cada hora ou de duas em duas horas e dá a ti próprio prémios pelos objectivos.

Bons estudos!

Sem comentários: